A Escola Básica e Secundária da Cidadela adquiriu 5 conjuntos de Arduino, uma placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrónica que torna a robótica mais acessível a todos, com o intuito de transmitir novos conhecimentos aos alunos, dar a conhecer uma nova vertente da programação inserida na robótica dotando os alunos de novas capacidades ao nível da tecnologia, preparando os jovens estudantes para o mundo digital tendo em conta as novas tendências do mercado profissional.
Está comprovado que a programação informática desenvolve a capacidade de análise, raciocínio lógico, resolução de problemas e gestão de projeto. Ou seja, através da programação desenvolvem-se competências transversais e transferíveis também no presente.
Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, pelos professores de informática Bruno Anes, Rui Silva e Paula Melo.
Durante o presente ano letivo serão dinamizadas aulas específicas, de programação, desenho de esquemas eletrónicos, soldadura de componentes eletrónicos e montagem dos mais diversos componentes, para o desenvolvimento de vários projetos baseados na tecnologia Arduino. Os projetos desenvolvidos têm como objetivo a automação de tarefas no nosso dia a dia.
- Atividade 1 – Semáforo com led
- Atividade 2 – Ligar Luz com Botão
- Atividade 2 – Ligar Luz com Sensor de Luminosidade
- Atividade 3 – Soldar componentes em Placas de Circuito Impresso
- Atividade 4 – Desenvolvimento de projetos para o “Dia da Informática&rdquo
Atividade 1 – Semáforo com led
No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula”, os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos desenvolveram a atividade intitulada “Semáforo com led”. Nesta atividade foram utilizados 5 Leds acionados pelo Arduino, simulando um semáforo de trânsito, para veículos e peões.
Atividade 2 – Ligar Luz com Botão
No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula”, os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos desenvolveram a atividade intitulada “Ligar Luz com Botão”. Esta atividade tinha como objetivo ligar e desligar um led com recurso a um botão. | ![]() |
|
![]() |
Atividade 2 – Ligar Luz com Sensor de Luminosidade
Ainda na mesma aula os alunos desenvolveram a atividade “Liga Luz com Sensor de Luminosidade” que consistia em ligar um led com recurso a um sensor de luminosida-de. De acordo com a quantidade de luz o led liga ou desliga. | ![]() |
|
![]() |
Testar o circuito
Para efetuar o teste do circuito eletrónico soldado pelos alunos foi utilizada uma pilha de 9 volts.
Retirar a solda do circuito impresso
Outra tarefa executada pelos alunos foi a operação inversa de soldar, ou seja, dessoldar. Para isso, os alunos utilizaram uma bomba dessoldadora. Esta ferramenta juntamente com o ferro de soldar permite remover a solda de maneira fácil possibilitando um trabalho com mais qualidade.
Atividade 3 – Soldar componentes em Placas de Circuito Impresso
No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula”, os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos iniciaram a prática de soldar componentes eletrónicos em placas de circuito impresso.
Este processo não é complicado, no entanto há pormenores que devem ser levados em linha de conta para alcançar tanto quanto possível a chamada solda perfeita.
É importante os alunos terem contacto com esta prática uma vez que a solda está presente na maioria dos circuitos eletrónicos.
Solda dos componentes
Foi explicado aos alunos que habitualmente a solda é composta principalmente por estanho (Sn) e chumbo (Pb) e ainda por outros metais para que tenha as características desejadas. De seguida, os alunos iniciaram o processo de soldar os componentes do circuito eletrónico numa placa de circuito impresso.
Rui Silva, Bruno Anes, Paula Melo
Professores responsável/dinamizadores do projeto "Arduino em Sala de Aula"
|
|
Atividade 4 – Desenvolvimento de projetos para o “Dia da Informática”
No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula” os alunos do curso profissional técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos encontram-se a desenvolver vários projetos para serem apresentados, na escola sede do Agrupamento, na atividade “Dia da Informática” que se realizará durante o mês de maio do corrente ano. | ![]() |
Os projetos em desenvolvimento consistem em simulação de sistemas de:
|
![]() |
|
|
||
![]() |
Ao desenvolver estes projetos os alunos estão a consolidar conhecimentos adquiridos e a tomar consciência da aplicação prática desta tecnologia. Com esta atividade pretende-se fomentar o pensamento crítico e criativo dos alunos; despertar nos alunos o interesse pelas áreas da inovação e investigação e impulsionar a utilização das novas tecnologias. |
|
|
Os alunos têm-se mostrado muito empenhados e envolvidos no desenvolvimento destas atividades mostrando interesse pela aquisição de novos conhecimentos e competências na área da robótica. | |
![]() |
Rui Silva, Bruno Anes, Paula Melo
Professores responsável/dinamizadores do projeto "Arduino em Sala de Aula"